Ao praticar o enduro lazer ou qualquer outro desporto todo-o-terreno, cada um de nós tem um papel fundamental na conservação do meio ambiente para que todos o possam desfrutar.
É importante lembrar que todos nós temos uma responsabilidade para com o ambiente, para com os outros e connosco próprios. Todos temos o dever de gerar o mínimo impacto e de observar os princípios de protecção ambiental.
O equilíbrio de cada trilha com o meio ambiente envolvente é único, e as nossas decisões e acções devem ser tomadas respeitando sempre essa envolvência. O mau uso do seu equipamento pode causar danos ao meio ambiente.
As boas práticas no enduro lazer preserva o meio ambiente e dá-nos o privilégio de continuar a desfrutar dos mais diversos percursos.
Como praticantes do enduro lazer, devemos estar cientes dos possíveis impactos que a utilização de um veículo todo-o-terreno pode ter no ambiente. Aprender e ensinar aos outros os potenciais impactos sobre o meio ambiente, as vantagens da condução responsável, bem como a ética ambiental adequada é fundamental para a utilização sustentável das trilhas.
Obtenha sempre informações sobre a rota que escolheu:
– A via é seca e adequada para a prática do Enduro?
– Existem restrições sazonais na rota escolhida?
– Qual é o grau de dificuldade do percurso?
– Está qualificado para o grau de dificuldade?
– O seu veículo é compatível com as condições do percurso?– Esteja atento e preparado para as mudanças de altitude, terreno e condições meteorológicas.
– Verifique se o seu veículo está devidamente equipado para completar o percurso com o mínimo de danos para o ambiente.